Faça parte do grupo de Telegram da XP Asset e receba conteúdos exclusivos

Quem somos

Processos robustos e confiáveis que resultam em performance.
+ de R$ 146 bilhões sob gestão¹
+ de 4,0 milhões de cotistas
+ de 165 profissionais
13 estratégias
17 anos de história
¹Metodologia Ranking Anbima de Gestão de Fundos de Investimento: 28/03/2024.

Sobre a XP Asset

Nascemos em 2006, com a criação do clube de ações XP Investor, e ao longo dos anos consolidamos nossos processos, controles e governança. Gradualmente trouxemos e formamos profissionais de excelência que hoje são responsáveis por investimentos que vão desde estratégias líquidas como Renda Variável, Renda Fixa, Multimercados e Crédito Estruturado, até estratégias ilíquidas como Special Situations, Imobiliário, Agro, Infraestrutura, Private Equity e Venture Capital.

Nossos times de investimentos, financiam recursos para todos os setores da economia real (desde startups até empresas listadas em bolsa de valores), podendo fazer isto por meio de instrumentos de dívida ou participação acionária. Isso posiciona a XP Asset como gestora única, oferecendo soluções completas tanto para investidores pessoa física, quanto para investidores institucionais.

Nosso time

Bruno Castro CEO
Manuella Passini Relação com Investidores
Marcos Peixoto Renda Variável
Bruno Marques Multimercado Macro
Julio Fernandes Multimercado Macro
Fernando Genta Economista Chefe
Fausto Filho Renda Fixa e Crédito Privado
Filipe Mattos Special Situations
Túlio Machado Infraestrutura
Jorge Lange Alternativo
Pedro Carraz Imobiliário
André Masetti Imobiliário e Agro
Chu Kong Private Equity
Romero Rodrigues Venture Capital
Rogério Freitas XP Advisory
Danilo Gabriel Internacionais e Indexados
  • Bruno Castro

CEO

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2020. Conta com mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro. Trabalhou no Itaú Asset durante 13 anos, além de passagem pelo Ipea, Banco Alfa e Mauá Capital. Tem mestrado em finanças pelo Insper, certificação CGA e é formado em Economia pela UnB.

Fechar
  • Manuella Passini

Relação com Investidores

Sócia da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2019. Iniciou a sua carreira em 2008 na área de Wealth Management da Link Investimentos. Posteriormente, juntou-se ao time de Distribuição da Asset do Banco Fator e no início de 2011 ingressou na Vinci Partners integrando a área de Distribuição Institucional, onde atuou por 5 anos. Em 2016, ingressou no grupo XP Inc. Hoje é Head Comercial da XP Asset Management. É formada em Administração de Empresas pela Pontifica Universidade Católica.

Fechar
  • Marcos Peixoto

Renda Variável

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2013. Iniciou a carreira no back office do banco BBM em 2001 e, posteriormente, atuou como Analista e Gestor de Renda Variável da Tesouraria do Banco. A partir de 2007, na Itaú Asset, foi responsável pela Gestão de Renda Variável dos Fundos Multimercado. Hoje é o gestor responsável pelas estratégias de Renda Variável da família Investor da XP Asset Management. É formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fechar
  • Bruno Marques

Multimercado Macro

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2016. Iniciou sua carreira no departamento econômico da Nobel Asset Management em 2001, passando pela função de gestor de mercados externos e, desde 2004, sócio e gestor de renda fixa e câmbio. Em 2008, ingressou na Opus Asset Management desempenhando a mesma função. No ano de 2010, juntou-se a ARX Investimentos como gestor de fundos multimercados.

Fechar
  • Julio Fernandes

Multimercado Macro

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2016. Trabalha no mercado financeiro desde 1995. Em 2000, passou a compor o time do BBM Asset Management, atuando na gestão de Renda Fixa internacional, local e derivativos. Em 2005, se tornou sócio do banco e responsável pela gestão de renda fixa e câmbio do BBM Asset. Teve passagem pelo Itaú Asset de 2008 a 2010 e, posteriormente na GAP Asset Management de 2010 a 2015 como gestor de renda fixa e câmbio.

Fechar
  • Fernando Genta

Economista Chefe

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2020. Antes de assumir o cargo de Economista-Chefe na XP Asset, foi economista sênior na Verde Asset Management. Anteriormente, ocupou o cargo de secretário adjunto no Ministério da Economia (2017-2018), a cadeira de economista-chefe na MCM e a de economista sênior na BW Gestão de Investimentos. É doutor em economia pela FEA-USP.

Fechar
  • Fausto Filho

Renda Fixa e Crédito Privado

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset Management em 2009. Iniciou a carreira em 2003, integrando o Back Office do Banco Pactual, onde atuou até 2005. Posteriormente, atuou na Pactual Corretora de Mercadorias nos mercados de Juros e Dólar. No início de 2007, passou a atuar na Mesa Proprietária de Renda Fixa, atuando na Gestão dos Caixas Local e Offshore e na área de Trading de Juros Internacional, onde permaneceu até 2009. É formado em Engenharia Civil pela UFRJ.

Fechar
  • Filipe Mattos

Special Situations

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2017. Iniciou a carreira em 2010 na área de Investment Banking do Banco BTG Pactual, onde atuou até 2012. Posteriormente, juntou-se ao time de Private Equity da Gestora Gávea Investimentos. Em 2014, fez parte do time de Fixed Income Structuring do Credit Suisse, onde permaneceu até 2016. Hoje é head das estratégias de Crédito Estruturado e Special Situations da XP Asset Management.

Fechar
  • Túlio Machado

Infraestrutura

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2018. Trabalha no mercado financeiro desde 2009. Anteriormente foi diretor do fundo de infraestrutura do BTG Pactual, focado em projetos de energia renovável, saneamento, transporte e logística. Trabalhou também no private equity da Advent International e em boutiques de fusões e aquisições. Formado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP.

Fechar
  • Jorge Lange

Alternativo

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2020. Trabalha no mercado financeiro desde 2003, sendo que, desde 2010, com foco em Private Equity e Venture Capital no Brasil e exterior. Ocupou posições de senioridade na Victoria Capital Partners, LGT Lightstone, Graycliff Partners e Partners Group e iniciou sua carreira em 2003 no Banco Itaú. É formado em Economia pela USP, com parte da graduação realizada em Harvard e Boston Universities. Possui MBA pela London Business School.

Fechar
  • Pedro Carraz

Imobiliário

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2017. Trabalha no mercado imobiliário desde 2007, tendo trabalhado na BRMalls Participações S/A durante 9 anos e meio, desde a criação da empresa em 2007. Hoje é responsável pela gestão dos fundos imobiliários de Ativos Reais da XP Asset Management, incluindo shoppings, galpões, lajes corporativas e hotéis. É formado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e possui Certificação de Gestores ANBIMA (CGA).

Fechar
  • André Masetti

Imobiliário e Agro

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2016. Trabalha no mercado financeiro desde 2008 e tem experiência no mercado imobiliário desde 2012. Anteriormente, foi associado da RB Capital Asset Management por 4 anos e trabalhou no family office do Grupo Ambev e Deloitte. Formado em Contabilidade (PUC SP), tem o certificado de gestão financeira (CFM Certificate in Financial Management) pelo Insper e possui a Certificação de Gestores da Anbima (CGA). Formado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fechar
  • Chu Kong

Private Equity

Sócio da XP Inc. Antes de juntar-se a XP, criou o 1º. Fundo de Private Equity acessível a pessoas físicas, foi sócio gestor dos Fundos de Private Equity como TMG Capital Partners e Actis Latin America. Durante este período, realizou diversos investimentos, tendo como destaques Odontoprev, Universidade Cruzeiro do Sul, Stone e a própria XP, tendo sido o 1º investidor de PE na Cia em 2010. Também atuou em companhias como, Vila Romana, Grupo Hermes Macedo e Arthur Andersen.

Fechar
  • Romero Rodrigues

Venture Capital

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2022. Há 25 anos empreendendo e investindo em startups, Romero esteve envolvido em mais de 100 startups. Em 1998, Romero cofundou o Buscapé, uma das primeiras startups do Brasil, onde foi CEO por 16 anos até 2014. Hoje é responsável por Venture Capital na XP Asset Management. Romero ainda é responsável pela co-gestão dos fundos da Redpoint e ventures. É bacharel em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pós no SEP da Faculdade de Administração da Universidade de Stanford.

Fechar
  • Rogério Freitas

XP Advisory

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Inc. em 2020. Iniciou no mercado financeiro no Opportunty, onde foi sócio e responsável pela gestão da família de multimercados. Em 2005, se tornou sócio da Gap compondo a equipe de gestão de multimercados. Foi sócio fundador da Teórica Investimentos. De 2017 a 2020, foi CIO do Multi Family Office 1618 Investimentos, braço brasileiro do grupo suíço de Private Banking CBH. Hoje é e Head de Gestão da XP Advisory. Formado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio, com curso de extensão em Direito Societário e Mercado de Capitais pela FGV e programa executivo em Asset Management na Leonard N. Stern School of Business (New York University).

Fechar
  • Danilo Gabriel

Internacionais e Indexados

Sócio da XP Inc., ingressou na XP Asset em 2017. Iniciou sua carreira na área de Operações da RB Capital Asset Management em setembro de 2013. Em dezembro de 2014, migrou para o Banco BBM onde fez parte da área de Operações. Hoje é o gestor da XP Asset Management responsável pelos fundos Indexados e Internacionais. É formado em Engenharia Mecânica pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), possuí a certificação CFA (CFA Institute) e CGA (Certificação de Gestor Anbima).

Fechar

Posicionamento apoiado em 3 pilares

Independência
com Robustez

Combinação da solidez da XP Inc. com um modelo de Asset Independente

Alinhamento de Longo Prazo

Modelo de gestão multi mesas com resultados independentes em cada estratégia, atrelados a performance e partnership meritocrática

Inteligência Compartilhada

Integração recorrente entre os times com o objetivo de ampliar a visão dos gestores para tomada de decisão